Por quê meus cabelos não cacheiam?

E aí, minhas blacks! Tudo bem com vocês? Comigo estou caminhando, sempre com a mesma fé em Deus, crendo que Ele fará o melhor pela minha vida.

 O post de hoje é dedicado a uma das inúmeras de perguntas que chegam à mim por vocês, de diversas, fontes, com o seguinte questionamento: " Por quê meus cabelos não cacheiam?"

Para se tentar responder esta pergunta é necessário conhecer, no mínimo, a história deste cabelo para ter uma breve noção do por quê de não cachear.

Em tese, precisamos, no primeiro momento compreender o seguinte:

1) Assim como nós somos diferentes um dos outros, nossa fibra capilar segue da mesma forma. Tem pessoas que tem uma predisposição natural para ter cabelos mais cacheados e outras menos. Claro que hoje em dia, com os recursos químicos e tecnológicos, é possível melhorar esta estrutura, mas é importante você conhecer seu corpo, isto é, o seu tipo de cabelo e ver o que é possível ser feito para que seu aspecto e aparência melhorem mais.

 



 Você sabe o que é estrutura dos cabelos?

A estrurtura capilar nada mais é do que a "fábrica orgânica" que há dentro da gente, onde se produz os cabelos. Nesta fábrica, eles definem qual será o tipo do seu fio e de que tipo. Exemplos: cabelos afros,crespos, cacheados, lisos, ondulados entre outros.

O cabelo ele está anexado a pele e seu conteúdo é 90% queratina e os outros 10% há água e proteínas. Portanto, os cuidados com os cachos, usando produtos para reposição com estes elementos são essenciais.

Na estrutura, se define quanto a constituição básica dos fios, isto é, se eles serão grossos, finos ou médios e também seu tipo de ondulação ou estiramento. Esta "fábrica" funciona com comandos genéticos ou orgânicos mesmo. Portanto, se você deseja cabelos cacheados, mas sua natureza não he permite, não desanime! Há várias tentativas que você pode fazer para melhorar sua ondulação.

Se você já tem cabelos afros, crespos e cacheados e quer melhorar as ondas, tente estas dicas:

O primeiro caminho é pensar sempre nos cuidados, independente de química ou não. Portanto, o uso de uma boa linha de lavagem, à base de propriedades bem hidratantes e reestruturantes irá ajudar. Lavar e hidratar os cachos, pelo menos, 2x por semana, irá "mexer" um pouco nesta estrutura;

 Caso opte em usar alguma química como alternativa ao condicionamento dos fios, converse com um profissional para ele avaliar que tipo de cabelo é o seu e qual a quimica mais indicada, uma vez que você deseja apenas melhorar a ondulação dos seus cachos;

Uma ótima alternativa para contribuir na hidratação e, segundo informações, dá uma modificada na estrutura são as umectações com óleo de coco. A grande maioria das pessoas que tem cabelos crespos e que faz uso, diz maravilhas. Eu sou suspeita em falar...

 Uma boa alternativa para estimular os cachos em alguns cabelos pode estar na forma de aplicar o creme para pentear ou mesmo a ausência de um corte. Sim, por incriível que pareça, há cortes que favorecem muito o aparecimento e melhoramento dos cachos.


Um bom amigo dos cachos são os cremes para pentear ou leave-in que estimulam os cachos. Neste momento, é bacana tentar aplicá-los nos fios úmidos, quase secos, passar bem da raíz às pontas e amassar bem. Nest movimetno os cachos costumam surgir e ficar lindos.

Para quem gosta, o uso do difusor ajuda a dar uma cacheada a mais nos fios. Como ele é um processo físico-químico, é legal usar com muita moderação para não ressecar e nem quebrar os cachos. Outra boa alternativa são os usos dos ativadores para cachos.

Aos poucos, conhecendo seus cabelos e conhecendo novas técnicas, vocês conseguirão deixar seus cachos lindos.

 Fiz um vídeo, com uma dica caseira que ajuda na definição dos cachos:


E é isso, blacks. Espero que estes toques ajudem os cachos de vocês. Beijos e...



Pin It

22 comentários:

  1. Muito legal as dicas, realmente a umectacao com o oleo de coco ajuda bastante. Eu depois de 2 anos dando guanidina e pranchando sempre os cabelos, tinha perdido meus cachos. Quando decidi voltar a ser cacheada, eu lavava fazendo umectacao e hidratacao, mas eles cacheavam muito pouco, ate q comecei a fazer o plopping (a camiseta enrolada na cabeca, tem varios videos ensinando no youtube, pesquisem plopping encaracoladas), no inicio ficava duas horas com o plopping e fui gradativamente diminuindo os minutos, e para melhorar ainda mais a situacao aprendi aqui no Criloura a usar no ultimo enxague o vinagre de maca (tem o vídeo no youtube, procurem por vinagre de maca criloura) q deixa meus cabelos com cachos ainda mais definidos e com um super brilho... O vinagre de maca junto com o plopping fizeram milagres nos meus cabelos... Beijos Fe!!! E obrigada pelas super dicas!

    ResponderExcluir
  2. Dani Reis,

    Fico muito feliz que tenha conseguido recuperar seus cachos. É perfeitamente possível. Eu conheço a dica do plopping. Ele verdadeiramente funciona.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiiii Feh,

    Amei o post de hj, como chega gente com hair alisado, progressiva, tinturado e querem cachos de qualquer jeito rsrsrsr....
    Tenho que estudar a vida deste fio + a maioria não sabe nem o que passaram no hair !!!! Pode isso ?
    Aiii isso me deu a idéia de um post rsrsrsrs
    Amiga estou seriamente pensando em passar por uma transição kkkk, meus cachos não estão definidos e em abril coloquei um mega. Amei, tá maravilhoso e ninguém fala que é mega + não tenho tempo de tratar do meu, já passou a época de refazer e eu nada de tempo kkkkk. Cortarei máquina 3 e bora lá crescer. Meu marido não está feliz com isso + eu quero !!! Falei que usarei muita make e flores no hair e ele riu...
    Parabéns pelo blog.
    Bjuix amiga fique com DEUS.

    Anna Cláudia
    www.salaodaannadias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Voce é d+ Fernanda, fico anciosa pelos seus videos e dicas!!!!Voce é uma pessoa iluminada, e creio que Deus tem um proposito mara para tua vida, basta entregar em Suas mãos e crer!!!Deus te abençoe querida, vc me ajuda muito nessa fase de transição!
    bjksss
    kaka Gregório

    ResponderExcluir
  5. Anna Dias,

    Isso se torna um dilema na vida de nós mulheres. Por isso sugiro que a importância de lermos, pesquisarmos e sabermos o quê está sendo feito nos cabelos, seus efeitos e consequências. Há situações que podem ser irreversíveis: precisa cortar os fios para formar os cachos ou mesmo oferecer danos ao couro cabeludo.

    O sugerido é sempre o corte e uma boa alternativa à transição é o mega-hair e as tranças. Elas ajudam a disfarçar e também a estimular o crescimento dos fios.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Kaka Gregório,

    Muito obrigada, amada. Deus já tem realizado este propósito e minha vida já está em suas mãos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. OI FÊ TUDO BEM COM VC???

    Vi no Instagram da Cinthya uma foto em que ela mudou o corte do cabelo, que por sinal ficou uma graça, e que vc tb deu uma repaginada... to ansiosa por umas fotinhas pq vou mudar os meus de novo tambem e adoro suas idéias, pq me identifico bastante com tipo do seu cabelo, rs bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda sou a Gaby,e sou nova aqui nesse seu blog,que por sinal eu amei,o meu cabelo é quase igual ao seu lindos(rsrs) só qui o problema do meu cabelo é que ele é super armada,ressecado e os cachos não são totalmente definidos como eu queria... qual a dica ou a técnica que eu posso está utilizando que faça com que os meus cachos sejam mais visíveis,ou seja,seja mais definido,e menos frizado e armado..
    Agradeço a resposta,e eu adoro seus videos...outra dica que eu queria saber é a seguinte: em um tutorial seu,eu vi você dizendo qui provavelmente o vinagre de maçã é ótimo para estimular os cachos,só que eu não tenho vinagre de maçã mais outro tipo de vinagre também funciona?
    Fico agradecida a resposta.. um Beijo

    ResponderExcluir
  9. Kelldias,

    Tudo bem sim, obrigada. O post do dia 31/07/2012 será falando sobre as mudanças em cores e cortes que algumas de nós realizamos nos últimos dias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Gabriela,

    É complicado sugerir algo em que não está se vendo. Eu sempre sugiro que abuse das hidratações, umectações com óleos ou manteigas vegetais, escolha um creme para pentear ou leave-in de qualidade e finalize com um ativador de cachos.

    Tenho alguns vídeos com dicas e orientações sobre como aplicar cada um deles.

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  11. nossa demais vou fazer no meu fernanda e que o meu cabelo e crespo maisnao cachea ai vou ver fiz de tudo pra ele cachear tudu mais nao deu espero que fucione obrigada^^beijosssss....

    ResponderExcluir
  12. Fernanda gostei muito das dicas que você dá no seu blog,estou ansiosa para testar a do vinagre de maçã. Eu estou querendo voltar a ter meus cachos,não estou fazendo mais químicas no meu cabelo, mas ainda tenho de fazer escova,gostaria muito de poder usar ele natural,o que eu posso fazer para diminuir o volume? Beiijos
    Ass: Silmara

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente eu estou quase desistindo de ter cabelo cacheado. Meu cabelo é comprido, quase até a bunda e metade para baixo está liso com definitiva de dois anos atrás, em cima está ''crespo'' quando lavo e passo creme e faço plopping... eu tiro e fica bonito até mas não dura mais do que 10 minutos, aí eu tenho que recorrer à trança, não aguento mais... estou há 2 anos sem química, nunca pintei, hidrato com creme de qualidade 3 ou 4 vezes por semana, não uso secador nem nenhum calor... se eu não ver uma luz nos próximos 2 meses, eu vou alisar e ondular os fios manualmente mesmo, já que não gosto de cabelo liso.... meu cabelo é e sempre foi indefinido, mesmo antes da primeira química... em vez de uma mecha ondular... só uns fios ondulam, daí forma MUITO volume, sem falar que meu cabelo é muito grosso, comprido... e eu tenho muito cabelo, muito, muito cabelo....


    já estou desanimada... conheço alguns óleos , mas vou testar o de coco. obrigada.

    Carolina.

    ResponderExcluir
  14. eu fazia isso usando ele puro como neutralizante, no meu ficava sim com ondulações e um brilho lindo bjs

    ResponderExcluir
  15. A minha amiga usou e ficou ótimo o resultado é muito bom!

    ResponderExcluir
  16. eu fiz umectaçao 2 vezes como vi no youtube com oleo de coco , passei na raiz pentiei pras pontas e passei mais no comprimento deixei de um dia pro outro , fiz isso durante 2 dias seguido , mas agora meu cabelo nao quer mais cachear como antes , parece ate que eu fiz relaxamento e passei no comprimento , eu já to 7 meses sem relaxar , e agora sera que meu cabelo volta a enrrolar como antes ?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Fernanda Criloura, meu cabelo ele molhado fica muuuito lindo e cacheado mais na medida que vai secando os cachos somem e fica tudo liso, só aparece pequenas ondulações. Há o meu cabelo ele insiste em não crescer, ja fiz de tudo e não cresce de forma alguma.

    ResponderExcluir